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http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49
Título : | Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro |
Otros títulos : | Profile of language and cognitive functions in children with dyslexia in speakers of Brazilian Portuguese |
Autor : | Navas, Ana Luiza Gomes Pinto Barbosa, Thais Rodrigues, Camila Cruz Toledo-Piza, Carolina Mattar Bueno, Orlando Francisco Amodeu |
Palabras clave : | Dislexia Cognição Criança Leitura Linguagem |
Fecha de publicación : | 2015 |
Editorial : | CoDAS Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Citación : | Navas ALGP, Barbosa T, Rodrigues CC, Toledo-Piza CM, Bueno OFA. Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro. CoDAS. 2015 ; 27( 6 ): 565-574. |
Resumen : | Objetivo: Verificar o perfil de linguagem e de habilidades cognitivas de crianças com dislexia, contribuindo para o diagnóstico desse quadro em leitores de uma ortografia regular, como o português brasileiro. Métodos: Participaram do estudo 47 crianças com dislexia (GD), 41 crianças pareadas por idade (GCI) e 31 crianças pareadas por nível de leitura (GCL), e foram submetidas a uma bateria envolvendo tarefas que avaliaram as habilidades citadas acima. Resultados: Verificamos predomínio de alterações das habilidades de processamento fonológico no GD, não compatíveis com um desenvolvimento atrasado, mas sim com um desenvolvimento atípico. Nas tarefas de leitura e escrita, o GD apresentou pior desempenho desde as unidades mais básicas até as mais complexas em relação à leitura e escrita (letras, palavras e pseudopalavras, textos, respectivamente). Por fim, observamos prejuízo de outras habilidades de linguagem (processamento sintático e compreensão oral de sentenças), o que pode ser resultado de alterações nas habilidades fonológicas que influenciam o desempenho de habilidades linguísticas de maior complexidade. Conclusão: O perfil de alteração de habilidades fonológicas foi a principal dificuldade encontrada nas crianças com dislexia nesse estudo, sendo esse resultado compatível com investigações realizadas em outras línguas. Isso sugere que, independente da regularidade da língua, a avaliação das habilidades fonológicas é fundamental para o diagnóstico da dislexia. |
URI : | http://www.scielo.br/pdf/codas/v27n6/2317-1782-codas-27-06-00565.pdf http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49 |
ISSN : | 2317-1782 |
Aparece en las colecciones: | Artigos |
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Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças.pdf | Acesso aberto | 252.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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