Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49
Title: Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro
Other Titles: Profile of language and cognitive functions in children with dyslexia in speakers of Brazilian Portuguese
Authors: Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Barbosa, Thais
Rodrigues, Camila Cruz
Toledo-Piza, Carolina Mattar
Bueno, Orlando Francisco Amodeu
Keywords: Dislexia
Cognição
Criança
Leitura
Linguagem
Issue Date: 2015
Publisher: CoDAS
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Citation: Navas ALGP, Barbosa T, Rodrigues CC, Toledo-Piza CM, Bueno OFA. Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro. CoDAS. 2015 ; 27( 6 ): 565-574.
Abstract: Objetivo: Verificar o perfil de linguagem e de habilidades cognitivas de crianças com dislexia, contribuindo para o diagnóstico desse quadro em leitores de uma ortografia regular, como o português brasileiro. Métodos: Participaram do estudo 47 crianças com dislexia (GD), 41 crianças pareadas por idade (GCI) e 31 crianças pareadas por nível de leitura (GCL), e foram submetidas a uma bateria envolvendo tarefas que avaliaram as habilidades citadas acima. Resultados: Verificamos predomínio de alterações das habilidades de processamento fonológico no GD, não compatíveis com um desenvolvimento atrasado, mas sim com um desenvolvimento atípico. Nas tarefas de leitura e escrita, o GD apresentou pior desempenho desde as unidades mais básicas até as mais complexas em relação à leitura e escrita (letras, palavras e pseudopalavras, textos, respectivamente). Por fim, observamos prejuízo de outras habilidades de linguagem (processamento sintático e compreensão oral de sentenças), o que pode ser resultado de alterações nas habilidades fonológicas que influenciam o desempenho de habilidades linguísticas de maior complexidade. Conclusão: O perfil de alteração de habilidades fonológicas foi a principal dificuldade encontrada nas crianças com dislexia nesse estudo, sendo esse resultado compatível com investigações realizadas em outras línguas. Isso sugere que, independente da regularidade da língua, a avaliação das habilidades fonológicas é fundamental para o diagnóstico da dislexia.
URI: http://www.scielo.br/pdf/codas/v27n6/2317-1782-codas-27-06-00565.pdf
http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49
ISSN: 2317-1782
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças.pdfAcesso aberto252.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.