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http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Navas, Ana Luiza Gomes Pinto | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Thais | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Camila Cruz | - |
dc.contributor.author | Toledo-Piza, Carolina Mattar | - |
dc.contributor.author | Bueno, Orlando Francisco Amodeu | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T18:55:31Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T18:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Navas ALGP, Barbosa T, Rodrigues CC, Toledo-Piza CM, Bueno OFA. Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro. CoDAS. 2015 ; 27( 6 ): 565-574. | en_US |
dc.identifier.issn | 2317-1782 | - |
dc.identifier.other | DOI: 10.1590/2317-1782/20152015043 | - |
dc.identifier.uri | http://www.scielo.br/pdf/codas/v27n6/2317-1782-codas-27-06-00565.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Verificar o perfil de linguagem e de habilidades cognitivas de crianças com dislexia, contribuindo para o diagnóstico desse quadro em leitores de uma ortografia regular, como o português brasileiro. Métodos: Participaram do estudo 47 crianças com dislexia (GD), 41 crianças pareadas por idade (GCI) e 31 crianças pareadas por nível de leitura (GCL), e foram submetidas a uma bateria envolvendo tarefas que avaliaram as habilidades citadas acima. Resultados: Verificamos predomínio de alterações das habilidades de processamento fonológico no GD, não compatíveis com um desenvolvimento atrasado, mas sim com um desenvolvimento atípico. Nas tarefas de leitura e escrita, o GD apresentou pior desempenho desde as unidades mais básicas até as mais complexas em relação à leitura e escrita (letras, palavras e pseudopalavras, textos, respectivamente). Por fim, observamos prejuízo de outras habilidades de linguagem (processamento sintático e compreensão oral de sentenças), o que pode ser resultado de alterações nas habilidades fonológicas que influenciam o desempenho de habilidades linguísticas de maior complexidade. Conclusão: O perfil de alteração de habilidades fonológicas foi a principal dificuldade encontrada nas crianças com dislexia nesse estudo, sendo esse resultado compatível com investigações realizadas em outras línguas. Isso sugere que, independente da regularidade da língua, a avaliação das habilidades fonológicas é fundamental para o diagnóstico da dislexia. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | CoDAS | en_US |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | - |
dc.subject | Dislexia | en_US |
dc.subject | Cognição | en_US |
dc.subject | Criança | en_US |
dc.subject | Leitura | en_US |
dc.subject | Linguagem | en_US |
dc.title | Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro | en_US |
dc.title.alternative | Profile of language and cognitive functions in children with dyslexia in speakers of Brazilian Portuguese | en_US |
dc.type | Article | en_US |
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Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças.pdf | Acesso aberto | 252.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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