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dc.contributor.authorNavas, Ana Luiza Gomes Pinto-
dc.contributor.authorBarbosa, Thais-
dc.contributor.authorRodrigues, Camila Cruz-
dc.contributor.authorToledo-Piza, Carolina Mattar-
dc.contributor.authorBueno, Orlando Francisco Amodeu-
dc.date.accessioned2019-09-30T18:55:31Z-
dc.date.available2019-09-30T18:55:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationNavas ALGP, Barbosa T, Rodrigues CC, Toledo-Piza CM, Bueno OFA. Perfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiro. CoDAS. 2015 ; 27( 6 ): 565-574.en_US
dc.identifier.issn2317-1782-
dc.identifier.otherDOI: 10.1590/2317-1782/20152015043-
dc.identifier.urihttp://www.scielo.br/pdf/codas/v27n6/2317-1782-codas-27-06-00565.pdf-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/49-
dc.description.abstractObjetivo: Verificar o perfil de linguagem e de habilidades cognitivas de crianças com dislexia, contribuindo para o diagnóstico desse quadro em leitores de uma ortografia regular, como o português brasileiro. Métodos: Participaram do estudo 47 crianças com dislexia (GD), 41 crianças pareadas por idade (GCI) e 31 crianças pareadas por nível de leitura (GCL), e foram submetidas a uma bateria envolvendo tarefas que avaliaram as habilidades citadas acima. Resultados: Verificamos predomínio de alterações das habilidades de processamento fonológico no GD, não compatíveis com um desenvolvimento atrasado, mas sim com um desenvolvimento atípico. Nas tarefas de leitura e escrita, o GD apresentou pior desempenho desde as unidades mais básicas até as mais complexas em relação à leitura e escrita (letras, palavras e pseudopalavras, textos, respectivamente). Por fim, observamos prejuízo de outras habilidades de linguagem (processamento sintático e compreensão oral de sentenças), o que pode ser resultado de alterações nas habilidades fonológicas que influenciam o desempenho de habilidades linguísticas de maior complexidade. Conclusão: O perfil de alteração de habilidades fonológicas foi a principal dificuldade encontrada nas crianças com dislexia nesse estudo, sendo esse resultado compatível com investigações realizadas em outras línguas. Isso sugere que, independente da regularidade da língua, a avaliação das habilidades fonológicas é fundamental para o diagnóstico da dislexia.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCoDASen_US
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.subjectDislexiaen_US
dc.subjectCogniçãoen_US
dc.subjectCriançaen_US
dc.subjectLeituraen_US
dc.subjectLinguagemen_US
dc.titlePerfil de linguagem e funções cognitivas em crianças com dislexia falantes do Português Brasileiroen_US
dc.title.alternativeProfile of language and cognitive functions in children with dyslexia in speakers of Brazilian Portugueseen_US
dc.typeArticleen_US
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