Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44
Título: | O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal |
Título(s) alternativo(s): | The role of word reading fluency in the development of reading comprehension: a longitudinal study |
Autor(es): | Navas, Ana Luiza Gomes Pinto Cardoso-Martins, Cláudia |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Acurácia Fluência Vocabulário Português - brasileiro |
Data do documento: | Out-2016 |
Editor: | Educar em Revista Publicação do Setor de Educação Universidade Federal do Paraná |
Citação: | Navas AL, Cardoso-Martins C. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar em Revista. 2016; 62: 17-32. |
Resumo: | Segundo a "Visão Simples da Leitura" (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e no desempenho em decodificação. As implicações desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas |
URI: | http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00017.pdf http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44 |
ISSN: | 0104-4060 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da fluência de leitura de palavras.pdf | Acesso aberto | 365.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.