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Título: O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal
Título(s) alternativo(s): The role of word reading fluency in the development of reading comprehension: a longitudinal study
Autor(es): Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Cardoso-Martins, Cláudia
Palavras-chave: Compreensão da leitura
Acurácia
Fluência
Vocabulário
Português - brasileiro
Data do documento: Out-2016
Editor: Educar em Revista
Publicação do Setor de Educação Universidade Federal do Paraná
Citação: Navas AL, Cardoso-Martins C. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar em Revista. 2016; 62: 17-32.
Resumo: Segundo a "Visão Simples da Leitura" (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e no desempenho em decodificação. As implicações desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas
URI: http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00017.pdf
http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44
ISSN: 0104-4060
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