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dc.contributor.authorNavas, Ana Luiza Gomes Pinto-
dc.contributor.authorCardoso-Martins, Cláudia-
dc.date.accessioned2019-09-30T14:50:05Z-
dc.date.available2019-09-30T14:50:05Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationNavas AL, Cardoso-Martins C. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar em Revista. 2016; 62: 17-32.en_US
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.otherDOI: 10.1590/0104-4060.48307-
dc.identifier.urihttp://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00017.pdf-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44-
dc.description.abstractSegundo a "Visão Simples da Leitura" (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e no desempenho em decodificação. As implicações desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidasen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherEducar em Revistaen_US
dc.publisherPublicação do Setor de Educação Universidade Federal do Paraná-
dc.subjectCompreensão da leituraen_US
dc.subjectAcuráciaen_US
dc.subjectFluênciaen_US
dc.subjectVocabulárioen_US
dc.subjectPortuguês - brasileiroen_US
dc.titleO papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinalen_US
dc.title.alternativeThe role of word reading fluency in the development of reading comprehension: a longitudinal studyen_US
dc.typeArticleen_US
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