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http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Navas, Ana Luiza Gomes Pinto | - |
dc.contributor.author | Cardoso-Martins, Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T14:50:05Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T14:50:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | Navas AL, Cardoso-Martins C. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar em Revista. 2016; 62: 17-32. | en_US |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | - |
dc.identifier.other | DOI: 10.1590/0104-4060.48307 | - |
dc.identifier.uri | http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00017.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/44 | - |
dc.description.abstract | Segundo a "Visão Simples da Leitura" (VSL), a compreensão da leitura é o produto de duas habilidades distintas: a decodificação, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia, e a compreensão linguística. O presente estudo avalia o papel da fluência, definida como a habilidade de ler palavras com acurácia e rapidez, no modelo da VSL. Em particular, o estudo examinou se a fluência contribui para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, independentemente da habilidade de decodificação e da compreensão linguística. O estudo foi longitudinal e contou com a participação de 65 crianças brasileiras matriculadas em escolas da rede particular do ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. A decodificação e a fluência foram avaliadas quando as crianças estavam no final do 1o ano do ensino fundamental; a compreensão da leitura foi avaliada um ano mais tarde, no final do 2o ano. A compreensão linguística foi estimada a partir do desempenho das crianças em uma prova de vocabulário administrada em duas ocasiões diferentes ao longo do estudo. Os resultados sugerem que variações na fluência de leitura contribuem para o desenvolvimento inicial da compreensão da leitura em português, mesmo após o controle do efeito de variações na habilidade linguística e no desempenho em decodificação. As implicações desses resultados para nossa compreensão do papel da fluência no desenvolvimento da leitura são discutidas | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Educar em Revista | en_US |
dc.publisher | Publicação do Setor de Educação Universidade Federal do Paraná | - |
dc.subject | Compreensão da leitura | en_US |
dc.subject | Acurácia | en_US |
dc.subject | Fluência | en_US |
dc.subject | Vocabulário | en_US |
dc.subject | Português - brasileiro | en_US |
dc.title | O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal | en_US |
dc.title.alternative | The role of word reading fluency in the development of reading comprehension: a longitudinal study | en_US |
dc.type | Article | en_US |
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O papel da fluência de leitura de palavras.pdf | Acesso aberto | 365.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
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