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Título : Avaliação das habilidades preditoras do sucesso de leitura em crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental
Otros títulos : Assessment of skills that predict reading success in 1st and 2nd grade children of elementary school
Autor : Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
Nicolau, Carla Cabezas
Palabras clave : Criança
Leitura
Avaliação
Fecha de publicación : may-2015
Editorial : Revista CEFAC
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Citación : Navas ALGP, Nicolau CC. Avaliação das habilidades preditoras do sucesso de leitura em crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Rev CEFAC. 2015; 17( 3 ): 917-926.
Resumen : Objetivo: estudar o desempenho de escolares de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF), em tarefas que avaliam habilidades e competências consideradas preditoras do sucesso do aprendizado da leitura e escrita. Métodos: 73 crianças, entre seis e oito anos de idade, estudantes do 1º e 2º anos do EF de escola da rede pública de ensino da cidade de São Paulo, foram avaliadas por meio da aplicação do Instrumento de Avaliação da Leitura Inicial, composto por 20 tarefas envolvendo as habilidades e competências de linguagem oral, conhecimento sobre escrita, processamento fonológico, compreensão e leitura e escrita. Resultado: foi possível constatar que alguns escolares, tanto de 1º como de 2º ano, obtiveram desempenho inferior à média de seus grupos nas habilidades consideradas preditoras para o sucesso da leitura. Esse desempenho foi identificado a partir da porcentagem total de acertos obtida no Instrumento e a consequente classificação dos escolares em intervalos de percentis. Os grupos escolares diferenciaram-se apenas nas tarefas relacionadas às habilidades do processamento fonológico e nas competências de leitura e escrita, com melhor desempenho para os escolares do 2º ano, nas seguintes provas: (a) leitura de palavras; (b) leitura de pseudopalavras; (c) ditado de palavras; (d) ditado de pseudopalavras; (e) produção de rimas; (f) compreensão de leitura. Conclusão: a escolarização influenciou o desempenho em habilidades de processamento fonológico e competências de leitura e escrita. Habilidades de processamento fonológico e de conhecimento de escrita mostraram-se correlacionadas ao desempenho em codificação e decodificação, envolvidas na escrita e leitura de itens isolados
URI : http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v17n3/1982-0216-rcefac-17-03-00917.pdf
http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/47
ISSN : 1982-0216
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