Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fcmsantacasasp.edu.br/jspui/handle/FCMSCSP/42
Title: Manual educativo para criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis.
Other Titles: Educational manual for healthy habits and sound environments
Authors: Durante, Alessandra Spada
Costa, Angela dos Santos
Keywords: Criança
Educação em saúde
Perda auditiva
Poluição sonora
Promoção da saúde
Saúde escolar
Issue Date: 8-Mar-2017
Publisher: Audiology - Communication Research (ACR)
Academia Brasileira de Audiologia
Citation: Durante AS, Costa AS. Manual educativo para criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis. Audiol Commun Res. 2017; 22:e1721.
Abstract: Introdução: O ruído é um dos principais problemas ambientais observados nos grandes centros urbanos. No caso do excesso de ruído presente na escola, pesquisas apontam que as principais fontes de ruído são os próprios membros da comunidade escolar, os quais, em geral, não percebem sua própria responsabilidade na geração do problema. Portanto, a fim de produzir um ambiente sonoro escolar saudável, é vital que sejam desenvolvidas ações educativas. Objetivo: Apresentar um manual educativo para criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis, no contexto escolar. Métodos: Foram consultadas bases de dados, bibliotecas virtuais, páginas eletrônicas, portais, livros, manuais e periódicos para a elaboração do manual, baseado nas teorias de educação em saúde. Resultados: Apresentação do manual, descrevendo as seis etapas do programa educacional para a criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis. Conclusão: A implantação desse manual educativo poderia contribuir com o empoderamento da comunidade escolar nas questões relacionadas ao ruído e favorecer a criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis.
URI: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-64312017000100701&script=sci_abstract&tlng=pt
http://SRVDSPRD01:80/jspui/handle/FCMSCSP/42
ISSN: 2317-6431
Appears in Collections:Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manual educativo para criação de hábitos e ambientes sonoros saudáveis.pdfAcesso aberto793.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.